Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Capacitação Museológica e Suas Loucuras


Nos dias 18 e 19 desse mês, eu e minha chefe Raquel Zanelatto, estivemos em um Curso de Capacitação Museológica na cidade de São Bento do Sul/SC. O programa marca o inicio do módulo (I a VI) que explica o conceito e a dinâmica que adquire, conserva, difunde e expõe os testemunhos materiais para educação, e deleite da sociedade. 

Durante os dois dias de curso experimentamos em grupo o debate sobre a criação de museus e as ideias que possam surgir quando diversas áreas se encontram com um determinado propósito. Fomos levados a dois museus na cidade. Um entomológico e outro histórico. Sentimos a forte diferença que esses dois lugares possam proporcionar. Você vai se perguntar “tem que ser igual?”. Obviamente não. 


Nem é essa intenção, mas, ao nos depararmos com uma lei e um diretório pronto, especifico e direto vemos que há muitos furos e nem tudo é como manda o figurino. Começamos aprendendo sobre a ~missão~ do Museu. Observamos que as definições que elegem esse lugar são: Salvaguardar, Comunicar e Pesquisar. Essas funções são necessárias e precisam ser cumpridas, o principal objetivo é estar a serviço da sociedade e desenvolver o que chamamos de função social.

Um dos propósitos geniais dessa junção foi mostrar que as exposições hoje em dia podem ser modernas, que os líderes dessas organizações podem se unir e transformar o velho em novo. Com isso nos foi apresentado um organograma e o plano museológico para que tivéssemos a ciência da ferramenta básica que é esse planejamento estratégico, e isso nos leva aos museus e a fazer uma "auto-crítica" levantando pontos fortes e pontos fracos.

Esses dois dias foram deliciosos. Estive numa roda com museólogos, pedagogos,  historiadores e designers. No início tive essa coisa de me sentir meio fora d'água, mas depois fui entendendo a loucura e descobrindo que a melhor coisa foi ter ido para o curso de História. Saímos de lá com várias ideias. Sabemos que nada cai do céu e que infelizmente esse setor da Cultura ainda é deixado de lado, mas batalhamos pra buscar a evolução desse departamento e estamos aptos para que novas coisas possam surgir e que possamos fazer parte de novas criações e que não fique nada somente no papel.

Mais fotos AQUI.

"Enquanto não houver um museólogo de plantão em cada aeroporto, porto e fronteira no país não haverá verdadeiramente política eficiente de preservação e guarda do nosso patrimônio artístico e cultural nacional. (Ricardo V. Barradas)"