Páginas

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sobre: Escola



Estava eu numa roda de amigos esses dias e eis que o assunto ESCOLA surgiu. O falar errado se tornou tão pop que estávamos discutindo alguns errinhos. Errinhos da gente mesmo. Muitas das vezes nos acomodamos a falar errado, ler errado, escrever errado. Na minha época de escola ninguém estudava a noite pra matar aula, pra ir pro campinho trepar, cheirar, fazer o diabo a quatro. Gente estudava a noite porque trabalhava o dia inteiro, se fodia o dia todo. Isso tem a ver? Claro que sim. Estudei minha vida inteira de manhã e ainda não dei tudo aquilo que queria "dar" na vida, pense hoje em dia. Me revolta passar na frente das escolas e essas crianças que estudam a noite (mas que se acham os trintões), se beijando, se comendo, quase tirando a roupa em frente a escola. Tudo se deturpou, virou bagunça. A educação virou bagunça.

Na minha época de escola a gente fazia escondido. Mas em primeiro lugar a gente pensava no futuro, pensava numa vida melhor. Poucos amigos meus foram pra faculdade, alguns foram pra roça, outros pras construções, outros nunca mais vi. Mas enquanto tinha que terminar o ensino médio, todos estavam ali e posso dizer que me orgulho da sala que estudava. Claro, tive meus momentos de estresse total, de raiva, de querer matar todo mundo, mas acho que o mais importante foi ter aprendido a escrever bem.

Então, o motivo desse texto foi pra criticar mas ao mesmo tempo abordar um assunto esquecido por muitos: erros. Gente que acha que pronunciar "redículo" esta certo, gente que troca "s" por "ç", gente que não sei como passou em um vestibular falando tão errado. O próximo #fortaldreams fiz uma brincadeira e pronunciei diversas palavras erradas, quando assisti morri de vergonha. Mesmo eu sabendo que era proposital. Queria saber quando uma pessoa se ouve falar tão errado, fico imaginando um texto dissertativo vindo de um cérebro desse.

Enfim. Eu voltei pra faculdade porque não quero emburrecer. Quero poder um dia chegar nessas escolas e mandar todo mundo estudar. Porque por mais que muitas vezes foi irritante, sinto saudade de tudo que aprendi e tudo que vivi dentro de uma escola. São os melhores anos na vida de uma pessoa. Pelo menos é o que eu acho.